Como Anunciar no Google e Aumentar as Suas Vendas

Nos dia atuais se quisermos vender mais e conquistar mais clientes é praticamente obrigatória posicionarmos bem nosso negócio na internet e com certeza anunciar no google é a melhor forma de fazermos isso.

MAS PORQUE ANUNCIAR NO GOOGLE

Anunciar no Google se tornou algo de vital importância para vida de qualquer empresa, segundo  Bill Gates ele disse:”Em alguns anos existirão 2 tipos de empresas: as que fazem negócios na internet e as que estão fora dos negócios“, isso porque estamos no que chamamos a era da busca, o consumidor procura por produtos e serviços na internet e ele faz isso através de algum programa buscador e no Brasil o Google lidera com 91.3% das buscas.

Porque-Anunciar-Usando-Google-Adwords

 

Se precisamos de qualquer tipo de produto ou serviço a primeira coisa que iremos fazer é procurar no Google e o que acontecerá se a sua empresa ou negócio não estiverem nos resultados da busca? NÃO VAI VENDER!

OK. MAS COMO ANUNCIAR NO GOOGLE?

Bom, para anunciar no Google precisamos criar uma conta na plataformas de anúncios pagos do Google chamada de Google Adwords. (http://adwords.google.com)

O Google Adwords utiliza o que chamamos de links patrocinados, que nada mais são que anúncios que se posicionam nas primeiras 4 posições dos resultados das buscas e nas 3 últimas,  veja figura abaixo:

novo formato dos links patrocinados do google

Veja nessa figura que os anúncios do google para a palavra chave “links patrocinados” aparecem nas 4 primeiras posições. Abaixo estão os resultados das buscas orgânicas que veremos mais adiante nesse artigo.

Portanto a empresa anunciante do Google pagará um determinado valor quando o cliente clicar nesse anuncio. Isto que chamamos de CPC ou custo por clique, esse custo irá variar de acordo com vários fatores como:

Concorrência da palavra chave –  seria uma espécie de leilão as palavras chaves que possuem maior concorrência tem um valor maior

índice de qualidade – esse fator pontua um anuncio de 1 a 10 de acordo com a relevância dele para o usuário. Um anuncio bem feito e uma pagina de destino com um bom conteúdo relevante ao anúncio tende a obter um índice de qualidade maior, isso faz com que seu anuncio alcance maior posicionamento mesmo pagando menos para uma palavra chave.

O valor gasto em uma campanha no Google é bem mais baixo que mídias tradicionais.

Normalmente a média do valor desse clique em diversas campanhas que eu já criei ficam entre R$ 0,20 a R$ 1,50.

Temos que ter em mente que um potencial cliente que vai fazer uma busca no Google ela já esta sabendo o que quer e se ele chegar na sua empresa através de um anuncio do google ele já chegara quente com uma grande probabilidade de comprar de você.

VANTAGENS DE ANUNCIAR NO GOOGLE

Resultados mensuráveis – Com as ferramentas do Google podemos ver quem viu nosso anuncio e quem clicou nele. Com as ferramentas de acompanhamento podemos ver até em tempo real quem esta acessando nosso site a localização geográfica, o navegador  utilizado, se foi um dispositivo móvel ou computador, idade, gênero, etc. Podemos através dessas informações verificar que uma determinada região clica mais em nossos anúncio e com isso aumentar nosso investimento nessa região.

Retorno rápido do investimento – a taxa de conversão ao anunciar no google depende muito do ramo de atuação de sua empresa mas digamos que se a cada 100 cliques em seu site a cpc medio de R$0,50 você conquiste um 1 cliente (taxa de conversão de 1%, o que é bem pessimista em minhas campanhas normalmente consigo em torno de 3 a 5% de taxa de conversão). Você terá gasto apenas R$ 50,00 para conquistar um cliente, ou seja é um valor irrisório se comparado a outras mídias tradicionais. Se esse cliente comprar um produto ou serviço com lucro liquido de R$ 100,00 teremos um retorno de investimento (ROI) de 100%, ou seja o dobro.

Segmentação – Ao anunciar no google podemos segmentar por região geográfica, interesses, idade, gênero,canais, remarketing. Ou seja podemos atingir nosso cliente em cheio, por exemplo podemos fazer uma anuncio que irá atingir somente o nosso bairro, isso é fundamental quando possuímos negócios locais.

REDES DE PUBLICIDADE DO GOOGLE

O google possui 2 grandes redes de publicidade:

REDE DE PESQUISA

A rede de pesquisa é formada pela pesquisa do Google, Google Maps, Google shopping e centenas de websites parceiros de pesquisa que não pertencem ao Google.

REDE DE DISPLAY

A rede de display é composta websites do google como google finance, blogger, gmail, youtube, sites de parceiros e sites e aplicativos para dispositivos móveis

QUAL REDE DE PUBLICIDADE QUE IREMOS UTILIZAR PARA ANUNCIAR NO GOOGLE?

A rede de pesquisa é utilizada para quando clientes buscam produtos e serviços, ela é acionada quando utilizamos o google para fazer uma busca.

A rede de display é utilizada quando queremos impactar uma gama maiores de clientes que estejam navegando na internet. A rede de pesquisa é muito util quando definirmos uma boa segmentação e com isso atingir o nosso publico alvo e quando queremos fidelizar a nossa marca também.

QUAL O TIPO DE ANUNCIO PARA ANUNCIAR NO GOOGLE

Depois que definimos qual a rede de publicidade a atuar deveremos definir o tipo de anuncio.

Basicamente existem 2 tipos de anuncio no Google: Anuncio de texto e anuncio gráfico.

Em rede de pesquisa utilizamos o anuncio de texto e em rede de display poderemos tanto utilizar anuncio texto como gráfico.

Depois de definirmos qual a rede de publicidade e os tipos de anuncio chega a etapa de definirmos as palavras chaves e anuncios.

PALAVRAS CHAVES

As palavras chaves são uma das etapas mais importante para anunciar no google. Para definirmos quais as palavras chaves que iremos utilizar contamos com ferramentas como:

  • Planejador de palavras chaves do Goolge
  • Google Trends

Abaixo a tela inicial do planejador de palavras chaves do Google note que essa ferramenta nos da ideia de palavras chaves e grupos de anuncio

como anunciar no google - planejador de palavras chaves

O Goolgle Trends é a ferramenta ideal para validarmos novos negócios através de palavras chaves ou para descobrir qua a palavra chave mais procurada em relação a outra.

EXISTE COMO ANUNCIAR DE GRAÇA NO GOOGLE?

Bom existe sim como posicionarmos no nosso site “de graça” no Goolgle porém não da para considerarmos um anuncio já que não é pago e sim um posicionamento natural na busca orgânica.

Busca orgânica são os resultados que aparecem após os anúncios do Google de links patrocinado no google conforme a figura abaixo.

novo formato dos links patrocinados do google

Busca orgânica são os resultados naturais da pesquisa do google. O Google esporadicamente visita todos os websites indexados da internet através de softwares denominados robots ou crawlers. Esses softwares verificam sobre o que o conteúdo daquele site fala, através dessa pesquisa e os sites que apontam para ele (back links) ele gera uma classificação para esse site e através dessa classificação ele posiciona melhor ou pior de acordo com  a palavra chave pesquisada

O conjunto de técnicas que utilizamos para otimizar um site para os mecanismos de busca é denominado SEO (Search Engine Optimization).

São muitas as técnicas SEO existentes para que possamos posicionar nosso site, isso vai ser assunto para um próximo artigo.

CONCLUSÃO

Nesse artigo dei um resumo de como anunciar no google, obviamente que o assunto é bastante extenso e vou tentar publicar semanalmente artigos e vídeos relativos a como anunciar no google, por isso baixe o ebook “Como reduzir em 75% os custos no Google Adwords” e inscreva-se na minha lista para eu sempre avisar sobre um conteúdo novo.

Temos que ter em mente que anunciar no Google é obrigatório para qualquer negócio hoje em dia então não percam esses conteúdos.

 

 

Mauricio Oliveira

Mauricio Oliveira é e empreendedor digital, especialista em Google Adwords e mídias sociais, amante de marketing digital e criador do blog Empreender na Web onde são divulgados conteúdo de qualidade e novidades do mercado de empreendedorismo digital e internet marketing.

Website: http://www.empreendernaweb.com.br

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